Xeloda
Capecitabine
Capecitabine
O que é este medicamento?
CAPECITABINE é um antimetabólito. Interfere com a produção de proteÃnas necessárias para o crescimento e reprodução das células cancerÃgenas. Trata certos tipos de cancro do peito, cólon ou colorectal em alguns pacientes. Em alguns casos, pode ser usado sozinho ou com outros medicamentos.
Como devo tomar este medicamento?
Tome capecitabina conforme indicado pelo seu médico. Consulte a bula do medicamento para saber quais as doses exatas.
- Capecitabine vem incluÃdo com uma bula para o paciente. Fale com o farmacêutico se tiver alguma questão acerca da informação nela contida.
- Tome capecitabina com comida ou até 30 minutos após a refeição.
- Engula o medicamento inteiro com água. Não parta, esmague ou mastigue antes de engolir.
- Recomenda-se usar luvas e proteção nos olhos para evitar a exposição se o comprimido se partir. Se o conteúdo do medicamento entrar em contacto com a pele, lave-a imediatamente com água e sabão. Se entrar em contacto com a boca, nariz ou olhos lave bem com água.
- No caso de se esquecer de uma dose, ignore-a e tome apenas a próxima agendada. Não tome 2 doses de uma vez só. Informe o seu médico se se esquecer de tomar uma dose.
Fale com o seu profissional de saúde se tiver alguma dúvida sobre como usar capecitabina.
O que devo comunicar ao meu médico antes de tomar este medicamento?
- A capecitabina pode causar tonturas. Pode haver agravamento deste efeito se o tomar com álcool ou certos medicamentos. Use Capecitabine com cautela. Não conduza nem realize tarefas que exijam atenção até saber como reage à capecitabina.
- A capecitabina pode diminuir a capacidade de resposta do corpo às infeções. Evite o contacto com pessoas que estejam constipadas ou que tenham alguma infeção. Não toque nos olhos, nem no interior do seu nariz, a menos que tenha lavado bem as mãos primeiro. Informe o seu médico se notar sinais de infeção, tais como febre, garganta inflamada, erupção cutânea ou arrepios.
- A capecitabina pode reduzir o número de plaquetas no seu sangue. Evite atividades que podem resultar em ferimentos ou feridas. Se perder sangue ou tiver feridas fora do normal consulte o seu médico. Em caso de fezes escuras, barrentas ou com sangue, informe o seu médico.
- Evite tomar vacinas com vÃrus vivos (por ex. papeira, rubéola ou poliomielite oral) enquanto está a tomar capecitabina, já que podem ser menos eficazes.
- Informe o seu médico ou dentista de que toma a capecitabina antes receber quaisquer cuidados médicos, dentais, cirúrgicos ou de emergência.
- Durante a toma de capecitabina, pode realizar análises laboratoriais, incluindo contagens completas de células sanguÃneas e eletrólitos. Estas análises podem ser usadas para monitorizar a sua condição ou verificar os efeitos secundários. Vá a todas as consultas e exames marcados pelo seu médico.
- Discuta com o seu médico a utilização de método contracetivo eficaz durante o tratamento com capecitabina.
- Use este medicamento com cautela em pessoas IDOSAS, já que estas podem ser especialmente sensÃveis aos seus efeitos, em particular náuseas, vómitos, diarreia, dor, vermelhidão e inchaço das mãos ou dos pés.li>
- Capecitabine deve ser usado com extrema cautela em CRIANÇAS, e a sua segurança e eficácia ainda não foi confirmada.
- GRAVIDEZ e AMAMENTAÇÃO: A capecitabina demonstrou ser prejudicial para o feto. Não engravide durante o tratamento com este medicamento. Fale com o seu médico sobre a utilização de um método contracetivo eficaz enquanto tomar Capecitabine. Se achar que está grávida, contacte o seu médico. Não é sabido se a capecitabina passa para o leite materno. Não amamente durante um tratamento com este medicamento.
O que sucede se me esquecer de uma dose?
Tome a dose esquecida assim que se lembrar. Ignore a dose esquecida se estiver próximo da hora da dose seguinte. Não tome uma dose dupla no caso de se esquecer de uma dose.
O que sucede em caso de sobredosagem?
Procure um serviço de emergência de cuidados médicos ou ligue para a Linha de Envenenamento. Os sintomas podem incluir diarreia, náuseas, irritação gástrica ou hemorragia e vómitos.
O que devo considerar durante o tratamento com este medicamento?
Algumas condições médicas podem interagir com a capecitabina. Informe o seu médico ou farmacêutico se sofrer de alguma, em particular uma das seguintes:
- se estiver grávida, a planear em engravidar ou a amamentar
- se estiver a tomar qualquer medicamento de receita (particularmente anticoagulantes) ou de venda livre, preparados à base de plantas ou suplementos dietéticos (vitamina E, aspirina, ibuprofeno, naproxeno)
- se tiver alergias a medicamentos, alimentos ou outras substâncias
- se tiver historial de problemas cardÃacos, renais ou hepáticos; problemas de medula óssea; ou dor, vermelhidão, inchaço, formigueiro ou sensibilidade nas palmas das mãos ou nas solas dos pés)
- se tiver náuseas, vómitos, diarreia, boca inflamada ou com aftas ou uma infeção
- se estiver a fazer quimoterapia ou radioterapia, ou a tomar ácido fólico ou vitaminas que contenham ácido fólico
Alguns MEDICAMENTOS PODEM INTERAGIR com a capecitabina. Informe o seu médico se estiver a tomar outros medicamentos, em particular qualquer um dos seguintes:
- Anticoagulantes (por ex. Warfarin) por causa do risco de hemorragia que pode ser aumentar com a capecitabina
- Leucovorin devido ao risco aumentado de problemas intestinais severos, diarreia e desidratação
- HidantoÃna (por ex. fenitoÃna) porque a capecitabina pode aumentar os seus efeitos secundários
Esta lista não é uma lista completa de todas as interações medicamentosas que podem ocorrer. Pergunte ao seu médico se a capecitabina pode interagir com outros medicamentos que esteja a tomar. Confirme ainda antes de iniciar, parar ou mudar a dosagem de qualquer medicamento.
Quais são os efeitos secundários que posso observar com este medicamento?
Todos os medicamentos podem causar efeitos secundários, mas muitas pessoas nunca sentem ou sentem poucos efeitos secundários. Informe o seu médico se qualquer um destes efeitos secundários mais COMUNS persistir ou se tornar incómodo:
Dor nas costas, articulações ou musculares, obstipação, irritação ocular, dor de cabeça, pele seca ou comichão, perda de apetite, náuseas ligeiras, vómitos, diarreia, alterações do paladar, cansaço, dificuldade em dormir, problemas gástricos e fraqueza.
Procure imediatamente atenção médica se ocorrer qualquer um destes efeitos secundários GRAVES:
Reações alérgicas graves (urticária, erupção cutânea, dificuldade em respirar, aperto no peito, boca, face, lábios ou lÃngua inchada), fezes escuras ou negras, diarreia com sangue, dor no peito, maxilares ou no braço esquerdo, menor quantidade de urina, pele descolorada, boca ou olhos secos, desmaio, ritmo cardÃaco rápido ou irregular, febre alta acima dos 38.1 C, arrepios, garganta inflamada, queda de cabelo, sede excessiva; dor ou inchaço das pernas, náuseas, vómitos ou diarreia moderada a grave, alterações de humor ou mentais (por ex. depressão), problemas ungueais, dormência no braço ou na perna; dormência, dor, formigueiro, inchaço ou vermelhidão nas palmas das mãos ou nas solas dos pés; dor, vermelhidão, inchaço ou aftas na boca ou na garganta; tosse ou espirros persistentes, falta de ar, dor de cabeça severa e súbita ou vómitos; inchaço nas pernas, tornozelos ou nos pés; equimoses ou sangramento, cansaço ou fraqueza fora do comum, alterações na visão e amarelecimento dos olhos ou do pé.
Esta lista não é uma lista completa de todos os efeitos secundários que podem ocorrer. Se tiver alguma questão sobre os efeitos secundários, contacte o seu médico.
Armazenamento adequado:
Armazene o medicamento a 25 ºC). É permitido armazená-lo por curtos perÃodos de tempo a temperaturas entre os 15 - 30 ºC). Mantenha longe do calor, humidade e luz. Não guarde na casa de banho. Mantenha o Capecitabine fora do alcance de crianças e dos seus animais de estimação.