Medrol active
Methylprednisolone
Marca(s)
Fabricante
- Sun Pharmaceutical Industries Ltd.
Diseases
- Allergic Disorders / Skin Conditions / Ulcerative Colitis / Arthritis / Lupus / Psoriasis / Or Breathing Disorders
Metilprednisolona
O que é este medicamento?
A METILPREDNISOLONA é um esteróide que evita a libertação no corpo das substâncias que causam inflamação.
A metilprednisolona é usada para tratar muitas outras condições como a colite ulcerosa, lúpus, psorÃase ou perturbações respiratórias.
Este medicamento pode ser usado para outras condições médicas que não se encontram aqui listadas.
Como devo tomar este medicamento?
Tome metilprednisolona exatamente como receitado pelo seu médico. Não ingira uma dose menor ou maior que a recomendada. Siga as instruções da sua receita.
O seu médico pode alterar a dosagem ocasionalmente para garantir os melhores resultados com a metilprednisolona.
A necessidade de medicação à base de esteróides pode variar se tiver sofrer de muito stress, como uma doença grave, febre ou infeção, ou se tiver uma cirurgia marcada ou uma emergência médica. Informe o seu médico em qualquer um destes casos.
A metilprednisolona pode adulterar os resultados de certas análises clÃnicas. Comunique ao seu médico que está a tomar metilprednisolona.
Não interrompa repentinamente um tratamento com metilprednisolona ou poderá ter sintomas de abstinência desagradáveis. Fale com o seu médico sobre como evitar esses sintomas quando parar o tratamento. Transporte consigo algo que informe que está a tomar metilprednisolona. Qualquer médico, dentista ou profissional de saúde de um serviço de emergência que o tratar, deve saber que está a tomar esteróides.
Guarde a metilprednisolona à temperatura ambiente, longe da humidade e do calor.
Coloque qualquer questão ao seu médico que possa ter sobre como usar capecitabina.
O que devo dizer ao meu médico antes de tomar este medicamento?
Não deve tomar este medicamento se for alérgico à metilprednisolona ou se tiver uma infeção fúngica em qualquer parte do corpo.br />
Os esteróides podem debilitar o sistema imunitário, tornando-o mais propenso a infeções. Podem ainda agravar uma infeção que tenha ou despoletar uma recente. Antes de tomar metilprednisolona, fale com o seu médico sobre qualquer doença ou infeção que tenha tido nas últimas semanas.
Para ter certeza de que pode tomar metilprednisolona com toda a segurança, informe o seu médico se tiver quaisquer outras das seguintes condições:
- doença hepática (tal como cirrose);
- doença renal;
- problemas de tiróide;
- diabetes;
- historial de malária;
- tuberculose;
- osteoporose;
- problemas musculares, como miastenia grave;
- glaucoma ou cataratas;
- infeção de herpes nos olhos;
- úlceras no estômago, colite ulcerosa ou diverticulite;
- depressão ou doença mental;
- insuficiência cardÃaca congestiva; ou
- pressão arterial alta
Medicamento da categoria C de acordo com a classificação da FDA relativamente à gravidez. Não é sabido se a metilprednisolona é prejudicial para o feto. Fale com o seu médico se estiver grávida ou a planear engravidar enquanto utilizar este medicamento. A metilprednisolona pode passar para o leite materno e ser prejudicial para o bebé lactante. Não utilize este medicamento sem dizer primeiro ao seu médico que está a amamentar.
O que acontece se me esquecer de uma dose?
Peça instruções ao seu médico no caso de se esquecer de uma dose de metilprednisolona.
O que acontece em caso de sobredosagem?
Procure atenção médica imediatamente ou ligue para a Linha de Envenenamento. Os sintomas podem incluir diarreia, náuseas, irritação estomacal e hemorragia e vómitos.
Não é esperado que a sobredosagem de metilprednisolona provoque sintomas que ameacem a vida humana. Contudo, a utilização prolongada de esteróides pode levar ao aparecimento de sintomas como diminuição da espessura da derme, contusões, alterações na forma ou localização de gordura corporal (especialmente na face, pescoço, costas e cintura), agravamento da acne ou da pilosidade facial, problemas menstruais, impotência ou perda de desejo sexual.
O que devo ter em atenção enquanto tomar este medicamento?
Não deve tomar este medicamento se tiver alergia à metilprednisolona ou uma infeção fúngica em qualquer parte do corpo.
Antes de tomar metilprednisolona, fale com o seu médico sobre todos os problemas de saúde que possa ter e todos os medicamentos que esteja a tomar. Há muitas outras doenças que podem ser afetadas com a utilização de esteróides, que também podem interagir com esteróides.
Os medicamentos à base esteróides, como a metilprednisolona, podem enfraquecer o sistema imunitário ou agravar uma infeção corrente ou passada. Informe o seu médico de qualquer doença que tenha tido nas últimas semanas.
Evite estar na proximidade de pessoas doentes ou com infeções. Fale com o seu médico para realizar um tratamento preventivo se for exposto a varicela ou sarampo. Não receba vacinas “vivas†enquanto estiver a tomar metilprednisolona. A vacina pode não fazer efeito durante este perÃodo de tempo e não oferecer uma proteção total.
Não interrompa repentinamente um tratamento com metilprednisolona ou poderá ter sintomas de abstinência desagradáveis. Fale com o seu médico sobre como evitar esses sintomas quando parar o tratamento. Transporte consigo algo que informe que está a tomar metilprednisolona. Qualquer médico, dentista ou profissional de saúde de um serviço de emergência que o tratar, deve saber que está a tomar esteróides.
Que efeitos secundários poderei observar com este medicamento?
Procure imediatamente ajuda médica ser tiver qualquer dos seguintes sinais de reação alérgica grave: urticária, dificuldade em respirar, cara, lábios, lÃngua ou garganta inchada.
Contacte imediatamente o seu médico se sofrer de efeitos secundários graves como:
- problemas com a sua visão;
- inchaço, aumento rápido de peso, falta de ar;
- depressão grave, pensamentos ou comportamento fora do comum, convulsões;
- fezes com sangue ou escuras, tosse com sangue;
- pancreatite (dor severa na parte superior do estômago que se espalha para as costas, náuseas e vómitos, aceleração do ritmo cardÃaco);
- queda dos nÃveis de potássio (confusão, batimento cardÃaco irregular, sede extrema, aumento da frequência da micção, desconforto nas pernas, fraqueza muscular ou sensação de coxear); ou
- aumento perigoso da tensão arterial (dor de cabeça severa, visão turva, zumbido nos ouvidos, ansiedade, confusão, dor no peito, falta de ar, ritmo cardÃaco irregular, convulsões).
Os efeitos secundários menos graves podem incluir:
- perturbações de sono (insónia), alterações de humor;
- acne, pele seca, diminuição da espessura da pele, contusões ou descoloração;
- cicatrização lenta de lesões;
- aumento da transpiração;
- dor de cabeça, tonturas, sensação de cabeça à roda;
- náuseas, dor de estômago, enfartamento; ou
- alterações na forma ou na localização da gordura corporal (especialmente nos braços, face, pescoço, peitos e cintura).
Esta lista de efeitos secundários não está completa e outros podem ocorrer. Procure o seu médico para aconselhamentos sobre os efeitos secundários. Pode ainda reportar efeitos secundários à FDA através do FDA at 1-800-FDA-1088.
Que outros medicamentos poderão interagir com a metilprednisolona?
São muitos os medicamentos que podem interagir com os esteróides. Abaixo encontra uma lista parcial desses medicamentos:
- aspirina (tomada diariamente ou em doses elevadas);
- diuréticos (comprimido de água);
- anticoagulantes como o Warfarin (Coumadin, Jantoven);
- ciclosporina (Gengraf, Neoral, Sandimmune);
- insulina ou medicamentos orais para a diabetes;
- cetoconazol (Nizoral);
- rifampicina (Rifadin, Rifater, Rifamate, Rimactane); ou
- medicamentos para convulsões como a fenitoÃna (Dilantin) ou fenobarbital (Solfoton).
Esta lista não está completa e outros medicamentos podem interagir com a metilprednisolona. Informe o seu médico de todos os medicamentos que estiver a tomar, incluindo de prescrição, venda livre, vitaminas e produtos à base de plantas. Não inicie um novo medicamento sem falar primeiro com o seu médico.